quarta-feira, julho 02, 2008

MERGULHANDO OS PÉS NAS FLORES

“A Reflexologia tem a finalidade de dissipar os bloqueios de energia e quebrar as estruturas cristalinas. Ela incita o corpo a curar-se”


Como uma parte intrínseca diária na vida dos asiáticos, as flores representam uma ponte para o mundo natural, assumindo uma significação espiritual de limpeza. Pés mergulhados em água morna é a forma mais antiga de aliviar o cansaço e a dor dos pés. Ana explica que o conjunto de ações faz com que os resultados sejam melhores. “A massagem que relaxa e alivia a tensão, os óleos essenciais agindo no ponto central do problema, a aromaterapia e ainda o visual bonito das flores no banho inicial. Tudo somado é que contabiliza excelentes resultados.”Cada sessão custa o equivalente a uma massagem, mas o tratamento pode ter continuidade em casa. “Deixe os pés mergulhados por 15 minutos em água de flor perfumada. A diluição de arnica ou óleo de laranja na água são utilizados há séculos para reduzir o inchaço, cânfora para as dores articulares, sal grosso para desintoxicar o corpo inteiro e óleo de hortelã para esfriar e estimular as terminações nervosas”, ensina Ana Rosa. “Depois, inicia-se a esfoliação com pedra pome. Após enxaguar e secar faça a massagem dos pés, pernas e principalmente dos tornozelos, em movimentos ascendentes, pressionando levemente com os dedos polegar e indicador.”


Curiosidade
Em Bali, as casas mantêm uma tigela de água no canto do quarto cheia de flores e óleo de eucalipto para um ritual de limpeza no término do dia. Lavar os pés também é uma parte simbólica dos muitos ritos da passagem do Hinduísmo Balinês, como sinal de deferência a Cantou Hyang Widhi, um dos deuses responsáveis pela ordem de equilíbrio e desequilíbrio em nossas vidas. Na Índia também é tradicional que a dona da casa escalde pessoalmente os pés de seus visitantes.