A PODOLOGIA, como ciência, e o PODOLOGISTA como profissional especializado na investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento das infecções e deformidades dos pés , têm como função o tratamento das alterações das extremidades inferiores, nomeadamento o PÉ.
As primeiras civilizações que se dedicaram aos cuidado dos pés foram a Chinesa e a Egipcia, onde se formavam escolas de terapeutas com métodos minuciosos no toque dos pés, massagens, higiene pessoal, diagnóstico e cura de doenças.
Os médicos chineses foram os primeiros a levar esse conhecimento para a Europa, onde a técnica caiu na graça na nobreza francesa e inglesa, sendo comum que os cuidados dos pés dos duques , barões e principes fossem exclusivos destes terapeutas.
E, de facto, o descuido com o pés pode acarretar uma série de problemas. Sendo uma das partes do corpo mais exigida, os pés podem sofrer desgastes que, ao seren tratados de uma forma correcta, podem ajudar na conservação do bem estar corporal, elevando até mesmo a auto-estima pessoal.
Muitas vezes complicações nos pés podem ser originadas por cortes mau feitos nas unhas, pelo o uso de calçado inadequado, pela prática excessiva de desporto de impacto ou, até mesmo, pelo sedentarismo. Algumas doenças, como é o caso dos diabetes, atingem dramaticamente as extremidades inferiores, o que exige tratamento adequado. Todas as doenças podem ser tratadas com esta terapia, caso a pessoa esteja aberta para a sua ajuda.