terça-feira, setembro 08, 2009

ANTES DE COMEÇAR UMA SESSÃO DE REFLEXOLOGIA

Os reflexologistas procuram trabalhar em paralelo, sempre que possivel com profissionais tradicionais, para que o paciente possa benificiar simultaneamente dos tratamentos tradicionais e complementares. Antes do tratamento, o reflexologista fará um pequeno questionário sobre a saúde e o estilo de vida do paciente.

Existem algumas doenças em que o tratamento de reflexologia não é aconselhável - tais como trombose das veias profundas ou osteoporose aguda nos pés - e é preciso ter um cuidado especial em certas situações, como por exemplo quando se tratam pessoas que sofrem de diabetes, ou qualquer problema crónico de saúde. Deve informar o seu reflexologista se estiver a tomar algum medicamento (incluindo os de ervanária), pois a reflexologia pode interferir com a sua acção.


PREPARATIVOS
Se for tratar os pés, o refelxologista vai-lhe pedir que se descalce e que se descontraia na marquesa ou na cadeira reclinável. O reflexologista poderá ainda utilizar toalhetes humidos para refrescar i limpar os seus pés de qualquer residuo de transpiração ou sujidade. Melhor ainda será um banho de pés com um óleo aromático para descontrair o paciente. Procederá então ao exame dos seus pés com o fim de identificar quaisquer problemas de saúde e para isso usará um creme próprio para pés (aconselhável um de menta) descontraindo assim os musculos para que assim, possa descobrir as áreas mais sensiveis ou qualquer dor que queira tratar.


PROBLEMAS DOS PÉS

A eficácia do tratamento pode ser diminuida no caso dos pés da pessoa estarem em más condições. Problemas como calosidades e calos devem ser tratados por uma pedicure (ou por um quiropodista) antes de fazer um tratamento de reflexologia. Também se deve deixar sarar bolhas e quaisquer cortes ou escoriações antes de começar o tratamento e, deve-se aplicar um creme hidratante nos pés, se a pele tiver tendência para ser seca. Se existir uma infecção que possa dificultar ou impossibilitar o tratamento dos pés, então as mãos poderão ser tratadas em alternativa, em cujo se utilizam os mesmos princípios básicos.


CUIDADO A TER COM AS MÃOS

As mãos do terapeuta são um "importante instrumento" de profissão portanto, tal como um pianista ou um cirurgião, tem de ter cuidado com elas. Como utiliza as pontas dos polegares (e algumas vezes dos dedos) para aplicar pressão, é esencial manter as unhas cuidadosamente cortadas, para evitar cortar a pele do paciente durante o tratamento.O reflexologista deverá manter também as mãos hidratadas e certificar-se de que não tem qualquer área da pele dura ou áspera, e as mãos devem ser sempre escrupulosamente limpas.

segunda-feira, setembro 07, 2009

EFEITOS DE UM BLOQUEIO DE ENERGIA

O tratamento através da reflexologia baseia-se na ideia de que o corpo contém uma forma natural de energia, a qual, quando flui facilmente e livremente através das zonas, ajuda a manter um estado de saúde óptimo e também promove a cura. Numa pessoa saudável, esta energia é dinâmica, e equilibra-se de modo a ir ao encontro das necessidades da pessoa, a qualquer momento. Infelizmente este estado ideial de energoa equilibrada correndo livremente, pode ser facilmente alterado, dando origens a vários sintomas e doenças a um estado generalizado de mal-estar. Os factores que podem ter um efeito negativo na corrente de energia incluem muitos aspectos do estilo da vida actual.



Abordagem Tradicional
Quando deparamos com a doença, a primeira solução é geralmente uma farmácia ou uma receita médica. Estes tratamentos podem aliviar os sintomas, mas não tratam os problemas que causaram os sintomas.




Abordagem Holistica
Em contraste com a abordagem baseada na sintomatologia do individuo, um reflexologista avaliará a pessoa como um individuo, levando em consideração, para o planeamento do tratameno, todos os factores que possam ter contribuido para a actual falta de saúde. O quadro geral será criado a partir do que o paciente lhe diz, e com a informação sobre o problema em áreas especificas de que o reflexologista se possa ter apercebido através do contacto com as áreas reflexas dos pés.



Depósitos cristalinos
Quando uma área em particular se torna sensivel à pressão, ou ocasionalmente quando o terapeuta se apercebe de uma certa qualidade arenosa sob a pele, como se cristais se tivessem aí depositado, isos revela a localização de determinados desiquilibrios que podem desde logo ser tratados. Quanto maior a sensação de areia ou de sensibilidade que possa ser sentida, maior será o desiquilibrio.


O reflexologista tentará desfazer estas acumulações granulosas para restaurar a corrente de energia ao longo das zonas e melhorar a circulação sanguinea para eliminar estas. Um reflexologista com experiência será muito sensivel aos mais pequenos desiquilibrios e planeará o tratamento que melhor se enquadrará no indivuo em questão.



Estilo de vida:
Muitos factores, incluindo o stress, a tensão, a ansiedade, uma alimentação inadequada, a poluição ambiental, e a falta de exercício, podem ter efeitos negativos no nosso estado natural de energia.