quarta-feira, novembro 18, 2009

RELAÇÃO PACIENTE-TERAPEUTA

Em qualquer forma de terapia, quer seja tradicional ou complementar, o tratamento tem geralmente um resultado mais eficaz se o paciente e o terapeuta conseguirem estabelecer uma relação de confiança. Um médico com um bom relacionamento, consegue geralmente melhores resultados do que um que seja brusco ou ríspido; o mesmo se aplica a qualquer terapeuta complementar. Isto significa que terá de ganhar a confiança do paciente e fazer com que se sinta confortável, para que ambos se possam descontrair.

TRATAMENTO INDIVIDUALIZADO
Um dos aspectos mais importantes em qualquer tipo de terapia complementar é que é HOLISTICO. O tratamento tem como objectivo estimular os poderes que o corpo tem dentro de si para se autocurar e o de restabelecer o seu estado natural de equilíbribio (homeostasia). Muitas pessoas afirmam que uma das principais razões por que beneficiaram com o tratamento da reflexologia, se deve ao facto de sentirem que podem explicar com honestidade como realmente se sentem; antes, durante, e depois do tratamento e também que o que dizem é levado a sério.

ESTABELECER CONFIANÇA
Apesar da reflexologia ser apenas tratada (na sua maioria) nos pés e não requerer que o paciente se dispa completamente, tal como numa massagem muitas pessoas sentem-se nervosas com o facto de irem ser tocadas por um estranho. Ajuda se o terapeuta estiver calmo e tranquilo. E talvez tenha de fazer um esforço para se concentrar e dar toda a atenção à pessoa que o está a consultar.

ATMOSFERA ADEQUADA
Muitos reflexologistas são naturalmente pessoas afáveis e compreensivas e sabem ouvir com atenção, deixando as pessoas à vontade. Até o paciente mais apreensivo consegue descontrair-se, uma vez que se sinta em segurança, num ambiente acolhedor, onde o unico objectivo que o terapeuta tem é o de o ajudar a sentir-se melhor. Para o paciente, é importante compreender que o tratamento de reflexologia é uma espécie de sociedade entre ambos, o que dá e o que recebe, devendo então trabalhar em conjunto para ajudar o corpo, a mente e o espírito a recuperar o equilíbrio. O tratamento não pretende ter efeitos instântaneos, mas sim libertar o corpo para que este faça uso dos seus poderes de cura e restaurativos.

SONS QUE ACALMAM
Para descontrair os pacientes, alguns terapeutas colocam música suave ou sons naturais, tais como o canto de pássaros ou o som das ondas do mar, para ajudar à descontracção e concentração.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tive oportunidade de ir ao Buddha Spa no Spa Week e certamente a atmosferra do lugar faz toda a diferença.

Mais um Lugar de Mim disse...

E eu fico relaxada, só com esta leitura! :)
Beijinho