quinta-feira, agosto 19, 2010

MANTER O CONTACTO DURANTE O TRATAMENTO


Os reflexologistas usam uma cadeira reclinável para o conforto e descontracção do paciente, para manter o corpo bem apoiado e para que os pés fiquem numa posição acessível. Durante a secção, o reflexologista deverá manter ambas as mãos em contacto com o pé ou a mão que está a ser tratado. Qualquer interrupção brusca deste contacto, perturba o paciente cortando a corrente de energia estabelecida.

APOIO
Á medida que cada pé ou mão está a ser trabalhado, deve ser mantido firmemente apoiado pela outra mão do terapeuta para que o paciente não tenha de sofrer nenhuma tensão e possa permanecer descontraído. Á medida que a mão que está a "trabalhar" se vai movendo por todo o pé, a posição da mão que a apoia vai-se ajustando. O pé pode ser apoiado de qualquer um dos lados conforme a necessidade, e a pele entre polegar e indicador deve permanecer em contacto constante com o pé do paciente. O terapeuta segura o pé de forma a mantê-lo ligeiramente flectido na sua direcção, assegurando-se de que os dedos nunca dobrem para trás. Essa mão que apoia oferece resistência à pressão que está a ser aplicada pela mão que está a trabalhar, segurando o pé de forma a que este não se mova com a pressão.

AUTOTRATAMENTO
Quando se aplica o autotratamento, o pé pode ser apoiado pela mão que está livre, no entanto se preferir tratar as mãos em vez dos pés, necessitará de apoiar a mão numa almofada de colo.

TÉCNICA A UTILIZAR
Quer esteja a tratar-se a si próprio ou a tratar outra pessoa, deve apoiar o pé ou a mão que estiver a ser trabalhada de modo a que fique segura e confortável, para poder trabalhar livremente sem qualquer esforço. Poderá demorar um certo tempo até que um reflexologista principiante adquira o domínio desta técnica, mas com a experiência começará a ter mais sentido do que é mais confortável para si e para a pessoa que está a tratar.

Sem comentários: