sábado, outubro 30, 2010

REFLEXOLOGIA E OUTRAS TERAPIAS COMPLEMENTARES

A reflexologia é frequentemente usada em conjunto com a Aromaterapia, e baseando-se no principio de que "mais é melhor", muitas pessoas decidem experimentar outras terapias complementares ao mesmo tempo que estão a receber tratamento de reflexologia. OU até mesmo existem terapeutas que fazem a terapia de reflexologia ao mesmo tempo que a aromaterapia. Se bem que as outras terapias ofereçam bastante em termos de benificios para a saúde, o importante é o facto de se começar a sentir melhor, é dificil depois de saber qual das terapias é a responsável pela sua melhoria. Contudo, os beneficios de algumas actividades, definidas como complementares, poderão eventualmente intensificar os resultados em vez de serem incompatíveis com a reflexologia. Estas incluem várias terapias de movimento, de contacto e medicinais.

Terapias de Movimento
O Iogo, o Tai-Chi e a Técnica de Alexander, todas elas podem ajudar a reduzir a ansiedade e a tensão muscular e ajudar a descontrair, e a corrigir defeitos de postura. Pelo menos no inicio, é melhor aprender com um professor qualificado e experiente para garantir que está a fazer os movimentos e as posições correctamente.


Terapias de Contacto
Se apreciou o contacto fisico que é parte integrante da reflexologia, talvez queira experimentar algum dos vários tipos de massagem terapêutica, como a massagem sueca, a Rolfing ou a Aromaterapia (massagem com óleos essenciais). Estas terapias estimulam os sistemas circulatório e imunitário e podem intensificar a sensação geral de bem-estar. As terapias de contacto podem ser benéficas para problemas crónicos, com dores nas costas e insónias.


Terapias Medicinais
Se pensa que os seus problemas têm uma base emocional, os tratamentos à base de infusão de flores pode ser uma boa escolha e pode automedicar-se. Os sintomas quer fisicos quer psicológicos, frequentemente respondem bem a tratamentos homeopáticos, e se bem que seja possivel tratar-se a si próprio em segurança, os resultados nem sempre serão os melhores. Hoje em dia existe imensos remédios à base de plantas à nossa disposição para autotratamento, mas como alguns deles têm efeitos muito poderosos e como, a potência e a pureza variam consoante as diversas marcas, é mais aconselhável, se possivel, ter uma consulta inicial com um ervanário.

Sem comentários: