segunda-feira, Março 13, 2006

O que é REFLEXOLOGIA e como funciona?

A REFLEXOLOGIA é uma arte suave, uma ciência fascinante e uma forma extremamente eficaz de massagem terapêutica no campo da medicina complementar. A REFLEXOLOGIA é uma ciência porque se baseia no estudo fisiológico e neurológico. É também uma arte porque muita coisa depende da habilidade com que o terapeuta aplica o seu conhecimento.

A REFLEXOLOGIA é uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo. Como os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes estão dispostos num arranjo similar ao dos pés. Fenômeno da representação microcósmica de partes do corpo em diferentes áreas do organismo também se manifesta na íris do olho, na orelha e nas mãos. Todavia, as áreas correspondentes dos pés são mais específicas, tornando mais fácil trabalhar com elas.

A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas. Isso provoca mudanças fisiológicas no corpo na medida em que o próprio potencial de equilíbrio do organismo é estimulado. Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel importante para se conquistar e manter uma saúde melhor.
A meta da REFLEXOLOGIA é o retorno do equilíbrio. O passo mais importante para isso é reduzir a tensão e induzir o relaxamento.

O relaxamento é o primeiro passo da normalização. Quando o corpo está relaxado, a cura é possível. A massagem profissional dos pés vai mostrar quais partes do corpo estão fora de equilíbrio e, portanto não estão funcionando eficientemente. Pode-se então ministrar o tratamento apropriado para corrigir esses desequilíbrios e fazer o corpo retornar a um estado ótimo de saúde.

A massagem reflexa dos pés é útil no tratamento de doenças e eficaz para manter a saúde e prevenir o aparecimento de doenças. Problemas de saúde podem ser detectados precocemente e o tratamento ministrado para prevenir o desenvolvimento de sintomas mais sérios.

A REFLEXOLOGIA pode ser considerada o equivalente a uma regulagem, um ajuste do corpo. O reflexologista não cura - somente o corpo é capaz de fazê-lo. Mas a REFLEXOLOGIA ajuda a equilibrar todos os sistemas corporais, estimulando uma área pouco ativa e acalmando uma superativa. Ela é inofensiva para as áreas que estão funcionando adequadamente. Como todos os sistemas do corpo intimamente relacionados, qualquer coisa que afete uma parte vai acabar afetando o todo. Numerosos terapeutas, após diversos anos de estudo e prática, concluíram que a REFLEXOLOGIA atua em diversos níveis: fisiológico, psicológico e espiritual.

A REFLEXOLOGIA tem...
Como objetivo corrigir os três fatores negativos implicados no processo das doenças: congestão, inflamação e tensão ( Norman, 1991).Quando se fala em tensão, devemos lembrar que não se apresenta independente das emoções e sentimentos, ou seja, uma tensão também diz de uma parte psicológica a ser cuidada. Portanto a REFLEXOLOGIA é de grande auxílio nas psicoterapias trazendo material importante ao psicoterapeuta principalmente os de abordagem corporal e transpessoal.

Temos que lembrar que nossos pés suportam nosso peso durante todo o dia, portanto estão submetidos a uma pressão muito grande e sobretudo com sapatos não adequados, fazendo com que haja um desequilíbrio no nosso eixo de sustentação. Mexendo com todos os nossos músculos e articulações, mudando a nossa postura. Assim, podemos compreender melhor o quanto a reflexologia pode ser útil aos tratamentos de Quiropatia.

Normalmente as pessoas sentem muitas dores nos pés e sofrem numa constante tentativa de adaptação refletindo esta tensão aos músculos, principalmente nos joelhos e ombros aumentando assim a fadiga e irritabilidade. Abusamos de nossos pés, visto quanto bem nos faz, ficar com os pés livres, após um dia de trabalho.

Reflexos sensíveis à dor indicam quais partes do corpo estão congestionadas. Essa avaliação diz respeito apenas a partes do corpo "fora de equilíbrio", e não a distúrbios específicos. É importante ter consciência disso.Os reflexologistas não praticam medicina. Esse é o domínio dos médicos licenciados. Os reflexologistas nunca diagnosticam uma doença, nunca tratam uma doença específica nem prescrevem ou ajustam a dosagem de medicamentos.

CONCLUSÃO:
A REFLEXOLOGIA ajuda a eliminar problemas causados por doenças específicas. Ao trazer o corpo de volta a um estado de equilíbrio, o tratamento reflexológico pode combater diversas doenças. A REFLEXOLOGIA relaxa tensões, melhora a circulação sangüínea, oxigenação e o sistema nervoso, ajudando a equilibrar o organismo naturalmente.

5 comentários:

Ines Teixeira disse...

olá... fiz ontem uma sessao de reflexologia pela primeira vez...pois bem, senti dores horríveis na parte superior do pé e na perna,a fisioterapeuta me disse que era a visícula e fígado.fiquei meio descrente e nao confiei muito em seus métodos,já que hoje acordei com o pé avermelhado onde doeu e se eu aperto é como se eu tivesse batido.é normal isso?pois eu pensei que fosse relaxar e na verdade passei por uma sessao de torturas com dores...por favor me oriente,obrigada

Paula Nogueira disse...

Olá Inês,

Muito obrigada pelo comentário e pelas duvidas...
É muito normal isso acontecer.
Nas terapias como, aromaterapia e reflexologis podal, é comum que a pessoa "piore" para depois "curar".

Acredito que muita gente seja descrente e fique com duvidas, mas é algo muito normal.
Trata-se de pontos Super sentiveis e de onde se mexe com muita energia. Os pontos nos pés, é como Shiatsu, indo-se mexer nos nossos meredianos, onde toda a nossa energia flui. E quando existem bloqueios de alguma forma, isso transform-ae em dor fisica para depois curar!

Faz parte!

Sem medo, é só aceitar a dor e tudo cura!

Beijos araomáticos,
Paula

Undrindetot disse...

Muito informativo.
Muito obrigado.
Adeus de França.

Undrindetot (Um pouco de todo em lengua gascona, Sur de França)

André disse...

Olá.Não pude deixar de ler os comentários acima,sobre a primeira sessão de reflexologia da Inês.
Como voce disse Paula, algumas coisas na reflexologia são normais mesmo. Após uma sessão de reflexologia, o organismo pode reagir de diversas formas, ainda mais por ser a primeira vez que organismo sente a dor(estímulo) da reflexologia.Em alguns casos, em que o paciente está totalmente tenso,(por exemplo) pode ser normal algumas reações após a sessão.Isso porque a reflexologia trata o organismo de dentro para fora.Tudo o que tem de ruim, tem que sair de alguma forma, e o sistema nervoso de encarrega disso.
André.

Ale Sweet Scape disse...

gostei do seu texto no entanto, gostaria de tirar algumas duvidas tecnicas.. desde quando a reflexologia torno-se uma ciencia??
pelo que eu entendo. reflexologia é um pseudociencia ou não ciencia
gostaria que voce pesquisasse sobre esse assunto que venho colocar em pauta.. assim não teremos a disseminação de uma informação incorreta.
grato
Alexandre