sábado, março 18, 2006

A REFLEXOTERAPIA PODAL


A Reflexoterapia Podal é a técnica que busca nos pés, áreas doloridas que como na Zonoterapia, refletem o corpo humano por inteiro. Através de estímulos nestas áreas, obtêm-se resultados que vão desde o alivio de pequenos desconfortos e dores até a eliminação de certos distúrbios em varias partes do corpo.

Existem algumas teorias que procuram explicar a Reflexoterapia:
1. Produção de cristais:- Devido a grande quantidade de sangue que passa pelos pés, podem ocorrer obstruções entre os 26 ossos dos pés, que coincidiriam com as Zonas reflexas do Corpo. O próprio peso, o sedentarismo e o não andar descalço poderiam contribuir para isso por permitir o aparecimento de cristais, os quais impediriam o livre fluxo da circulação provocando as doenças. Com a eliminação destes cristais o indivíduo ficará saudável.

2. Medicina Tradicional Chinesa: - A MTC afirma: "Quando ocorrer uma estagnação no KI (Energia Vital) o organismo manifestará este distúrbio como doença ou dor. Através de movimentos de sedação ou tonificação em pontos e zonas dos pés, poderá ser liberada e equilibrada a circulação desta energia.

3. Teoria das Terminações Nervosas;- Os pés são riquíssimos em terminações nervosas, alocadas de tal forma que correspondem em sua topografia local a uma representação fiel de cada parte que compõem o corpo por inteiro. Da área motora do SNC, impulsos são codificados e enviados em forma de descarga elétrica para que o organismo desempenhe suas funções normais. Quando da debilidade ou dificuldade funcional de um tecido ou órgão, as respostas ao estímulo dado provocam pequenos curtos circuitos que são captados e registrados em várias terminações nervosas concentradas em áreas ou zonas reflexas, deixando-as mais ou menos sensíveis (dependendo da gravidade e tempo decorrente da debilidade ou dificuldade funcional existente). Ao localizar essa área e tocar nestas terminações teremos vários tipos de sensações doloridas. Estas sensações variam desde uma alfinetada até uma sensação de osso esmagado. As técnicas da Reflexoterapia (manuseio e uso de pressão), possibilita não só a avaliação da intensidade e natureza do problema manifesto bem como através de ação apropriada, provocar um estímulo na região da debilidade ou dificuldade funcional existente. Assim, cada célula na região debilitada, mesmo distante, poderá reagir a estes estímulos e passará a trabalhar melhor para a própria manutenção. Como resposta, haverá um aumento no poder de absorção de nutrientes, um favorecimento a limpeza intersticial e desobstrução dos impedimentos responsáveis pela enfermidade. Os estímulos dados nas terminações nervosas dos pés, chegam ao cérebro por meio de canais aferentes, são codificados e enviados aos órgãos, tecidos e células pelos canais eferentes, até as terminações nervosas celulares.

5 comentários:

Joshua disse...

It's so nice for me to have found this blog of yours, it's so interesting. I sure hope and wish that you take courage enough to pay me a visit in my PALAVROSSAVRVS REX!, and plus get some surprise. My blog is also so cool! Off course be free to comment as you wish.

NoGuerra disse...

Thank you for your comment Joshua.
I will surely have a look at your.

Best regards,
Paula

André disse...

Olá Paula, como vai?
Achei seu blog pelo google, buscando por "reflexologia".
Achei muito interessante as diversas teorias sobre este tratamento.Atualmente estou estudando reflexoterapia em um Instituto,e me baseio na Teoria das Terminações nervosas nos pés(plexos nervosos).
Posso dizer com certeza que esta técnica realmente funciona, por duas razões: ja fui tratado com a reflexoterapia e os resultados foram fantásticos, e tambem porque estou agora entendendo como realmente funciona esta tecnica.Quero muito ajudar as pessoas que precisam.Ajuda-las a enfrentar um problema com o mínino de dor.E a reflexologia me dará esta base.
Abraços
André

Anónimo disse...

Hey blog muito bom! Homem .. Lindo .. Amazing .. Vou favorito seu blog e ter os feeds também ...

Anónimo disse...

Reflexão emocionante neste blog, textos como aqui está destacam a quem visitar nesta página !!!
Escreve mais de este web site, a todos os teus leitores.