terça-feira, setembro 08, 2009

ANTES DE COMEÇAR UMA SESSÃO DE REFLEXOLOGIA

Os reflexologistas procuram trabalhar em paralelo, sempre que possivel com profissionais tradicionais, para que o paciente possa benificiar simultaneamente dos tratamentos tradicionais e complementares. Antes do tratamento, o reflexologista fará um pequeno questionário sobre a saúde e o estilo de vida do paciente.

Existem algumas doenças em que o tratamento de reflexologia não é aconselhável - tais como trombose das veias profundas ou osteoporose aguda nos pés - e é preciso ter um cuidado especial em certas situações, como por exemplo quando se tratam pessoas que sofrem de diabetes, ou qualquer problema crónico de saúde. Deve informar o seu reflexologista se estiver a tomar algum medicamento (incluindo os de ervanária), pois a reflexologia pode interferir com a sua acção.


PREPARATIVOS
Se for tratar os pés, o refelxologista vai-lhe pedir que se descalce e que se descontraia na marquesa ou na cadeira reclinável. O reflexologista poderá ainda utilizar toalhetes humidos para refrescar i limpar os seus pés de qualquer residuo de transpiração ou sujidade. Melhor ainda será um banho de pés com um óleo aromático para descontrair o paciente. Procederá então ao exame dos seus pés com o fim de identificar quaisquer problemas de saúde e para isso usará um creme próprio para pés (aconselhável um de menta) descontraindo assim os musculos para que assim, possa descobrir as áreas mais sensiveis ou qualquer dor que queira tratar.


PROBLEMAS DOS PÉS

A eficácia do tratamento pode ser diminuida no caso dos pés da pessoa estarem em más condições. Problemas como calosidades e calos devem ser tratados por uma pedicure (ou por um quiropodista) antes de fazer um tratamento de reflexologia. Também se deve deixar sarar bolhas e quaisquer cortes ou escoriações antes de começar o tratamento e, deve-se aplicar um creme hidratante nos pés, se a pele tiver tendência para ser seca. Se existir uma infecção que possa dificultar ou impossibilitar o tratamento dos pés, então as mãos poderão ser tratadas em alternativa, em cujo se utilizam os mesmos princípios básicos.


CUIDADO A TER COM AS MÃOS

As mãos do terapeuta são um "importante instrumento" de profissão portanto, tal como um pianista ou um cirurgião, tem de ter cuidado com elas. Como utiliza as pontas dos polegares (e algumas vezes dos dedos) para aplicar pressão, é esencial manter as unhas cuidadosamente cortadas, para evitar cortar a pele do paciente durante o tratamento.O reflexologista deverá manter também as mãos hidratadas e certificar-se de que não tem qualquer área da pele dura ou áspera, e as mãos devem ser sempre escrupulosamente limpas.

Sem comentários: